terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O que é Relações Públicas?


Eu digo: “Faço Faculdade de Relações Públicas” Eles Dizem: “e o que faz?”. Bem, leitores, isso acontece comigo várias vezes e confesso que só soube dar uma resposta completa depois de completar o segundo período do curso, mas, agora no 5º vou tentar explicá-los o que é e o que se faz nessa profissão que eu chamo de “Profissão do Futuro”. Sei que vou ler isso quando terminar o curso e vou achar um nojo. Mas vamos lá...

Bem, Relações Públicas é uma área da comunicação social que mais se liga a parte administrativa de uma empresa, procura diminuir a barreira entre a empresa e seus diversos públicos, sendo ele Externo (clientes, parceiros, etc.) e Internos (Servidores, colaboradores, acionistas, etc.), usando a comunicação como ferramenta de informação para se estabelecer uma interação social. De forma estratégica, o bom profissional dessa área tem que vestir a camisa da empresas e cuidar pra sua imagem seja preservada perante a imprensa, ele é responsável por esclarecer a sociedade o que está acontecendo com o órgão em que ele trabalha. Quando digo sociedade, digo mais uma vez público externo e interno.

Diante da abrangência e das diversas possibilidades de emprego nas Relações Públicas (RRPP), está o dilema da assessoria de imprensa. Afinal, assessorar é trabalho do profissional de Relações Públicas ou dos jornalistas? Entrei no curso com a ideia que é trabalho dos RRPP e a mantenho até hoje, e digo o porquê. Hoje em nossa grade somos preparados pra lidar com planejamento e estratégia em momento de crise, e nenhum profissional é tão preparado como os RP’s para essa função e, sem falar que a atividade é regulamentada pela resolução 43 do Conselho Nacional de Relações Públicas. Mas, Por que os cargos de assessores vem sendo ocupado por Jornalistas? A resposta é bem simples no meu ponto de vista que, claro, foi influenciado por outros grandes teóricos da comunicação.O Jornalista teria supostamente uma maior aproximação com outros jornalistas, repórteres, e chefe de edição, com isso evitaria que matérias fosse publicas indevidamente, e assim preservando a imagem da pessoa assessorada. Depois pesquisem sobre a polêmica.

Hoje o piso salarial dos Relações Públicas é de, em média R$ 1.800,00 a R$ 2.000,00, isso é depende bem da empresa que você trabalha, ouvi dizer que o setor de Comunicação organizacional da Petrobrás o salário chega a ser cerca de R$20.000,00. Bom né? Estudem!

E por fim, a relações com o Público, não importa qual seja ele , mas tem que ser selecionado, separado e compreendido. Devido a essa aproximação que chamamos essa relação de Relações Públicas, e adivinhem...o nome do profissional também é Relações Públicas. Kkk

Para maiores informações pesquisem livros e artigos dos seguintes autores:

Margarida Kush, Cecília K. Peruzzo, Cândido Teobaldo, Porto Simões, Maria Aparecida Ferrari, etc.

4 comentários:

  1. Eu já tinha pesquisado antes, algo pra me decidir, na hora de escolher entre jornal e RP, me identifiquei mais com jornal mesmo, mas pretendo fazer Rp tbm depois, adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. olá, Junior!
    Curti sua postagem pois durante todas essa semana eu estava em duvida oque fazer e ao ler seu post eu acho que é realmente relações publicas a minha onda!
    Eu também tenho um blog, caso interesse para vc visualiza-lo fique a vontade www.klebsonchaves.blogspot.com
    Abraços, Klebson Chaves.

    ResponderExcluir